A idéia surgiu ainda na sala de aula, mais precisamente no departamentoo de educação do campus I da UNEB. Foi ali que soube da existência do intercâmbio para Itália, no mesmo instante pensei "eu vou". Minhas concepções de estudar e aprender naquele instante estavam além dos predios frios da universidade. E foi em padova que concretizei essa concepção. Eu precisava "andare a l'estero", fiz as malas, carreguei comigo somente os sonhos, e fui rumo a padova na Itália.
Ao chegar me deparei com uma cidadizinha que pensava existir somente nos filmes. Padova é a mistura de um estilo medieval e um sistema de transporte ultra moderno, prédio e casarões que datam mais de 300 anos combinado ao estilo teen dos seu habitantes, é onde se localiza a Università degli studi di Padova, a segunda mais velha da Europa com cerca de 800 anos que teve Galileu Galilei como mestre. Sem contar com sua riqueza em museus, igrejas e na maravilhosa gastronomia italiana. Padova é a cidade que comporta o Mochileiro à aquele que busca graduação ou pós.
Nessa encantadora cidade no norte da Itália conheci pessoas do Japão ao Egito, da Georgia ao Paraguai, da angola a India, tracei relações de amizades que jamais esquecerei. Em Padova cabe o Mundo inteiro.
"Possua apenas o que voce pode carregar, conheça as linguas, conheça os paises, conheça as pessoas. Deixe sua memoria ser sua mala de viagem". Alexander solzhenitsyn