sábado, 12 de dezembro de 2009
QUEM É ESSE TAL DE TCC?
Ufa!!!! mal nascemos e já nos colocam na escola. São tantas atividades, tantos afazeres, tantas coisas para aprender que antes de completramos 5 anos já estão nos perguntando o que vamos ser quando crescer. 1º barreira: começa quando temos que deixar nossa "tia" na educação infantil e migrar rumo aos primeiros anos do ensino fundamental, as responsabiliades aumentam são várias materias para dar conta sem falar da mais preocupante questão: achar nossa própria turma.
Esse problema de se "enturmar" se torna mais grave no ginasio, aí surge nosso 2º prolema:como dá conta de vários professores? como manter o mesmo ritmo do primario? o que fazer para não chorar por falta da minha querida e adorada professora? e como fazer parte da galera "teen" e popular da escola?
Nem sempre resolvemos esse conlito já chegamos no ensino medio. Aí sim, é muita pressão. Não é todo mundo que guenta. Além de ter que se dá bem na escola, tem o maldito vestibular. Sempre aparece um infeliz parente distante que diz: " meu filho passou em 1º lugar em medicina na PUC/SP, e o seu tá estudando? já sabe o que vai fazer? xiiiiiiii isso aí que ele escolheu nem dá dinheiro". POis é, as vezes me questiono a real função dos parentes, em algumas situações só atrapalham. Surge a maior pressão dentro de casa, nem a TV pode ser ligada.
Para calar a boca de todos você passa. Comemora o primeiro semestre todo porque no fundo você nem sabe como conseguiu isso, mas tudo bem, o importante é entrar, fazer uma outra turma e tirar onda de universitário nos 6 primeiros semestres.
A partir de agora quando você encontra um parente ou conhecido e eles perguntam: " tá fazendo o que da vida?" e claro com muito orgulho você responde:" faço FACULDADE" não importa onde ou o que você faz, você agora virou "universitário".
Como rapadura é doce, mas não é mole e aqueles que pongaram nos trabalhos em grupos e nas provas em dupla para não estudar muito durante todos esses semestres se vêem no grande dilema: E ESSE TAL DE TCC? QUEM É ELE? O QUE VOU FAZER? você gosta de tantas coisas, mas não é bom em nada. Começa as angustias, os dilemas. Antes desse tal de TCC vocÊ nem sabia onde se localizava a biblioteca, agora tem que literalmente dormir lá.
Alguma coisa vai ter que sair. Será literalmente um "parto" e só você dirá como será essa gestação.
Mas como dizia minha Vó: " filho a gente não escolhe, o importante é que venha com saúde".
Só nos resta rezar para que esse tal de TCC seja bem vindo, e bem visto.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Padova: A cidade que comporta o mundo
A idéia surgiu ainda na sala de aula, mais precisamente no departamentoo de educação do campus I da UNEB. Foi ali que soube da existência do intercâmbio para Itália, no mesmo instante pensei "eu vou". Minhas concepções de estudar e aprender naquele instante estavam além dos predios frios da universidade. E foi em padova que concretizei essa concepção. Eu precisava "andare a l'estero", fiz as malas, carreguei comigo somente os sonhos, e fui rumo a padova na Itália.
Ao chegar me deparei com uma cidadizinha que pensava existir somente nos filmes. Padova é a mistura de um estilo medieval e um sistema de transporte ultra moderno, prédio e casarões que datam mais de 300 anos combinado ao estilo teen dos seu habitantes, é onde se localiza a Università degli studi di Padova, a segunda mais velha da Europa com cerca de 800 anos que teve Galileu Galilei como mestre. Sem contar com sua riqueza em museus, igrejas e na maravilhosa gastronomia italiana. Padova é a cidade que comporta o Mochileiro à aquele que busca graduação ou pós.
Nessa encantadora cidade no norte da Itália conheci pessoas do Japão ao Egito, da Georgia ao Paraguai, da angola a India, tracei relações de amizades que jamais esquecerei. Em Padova cabe o Mundo inteiro.
"Possua apenas o que voce pode carregar, conheça as linguas, conheça os paises, conheça as pessoas. Deixe sua memoria ser sua mala de viagem". Alexander solzhenitsyn
sábado, 2 de maio de 2009
..........
ANDO SUMIDA, FALTA TEMPO, ASSUNTO, FALTA ENTUSIASMO, POIS SÓ EU LEIO AS POUCAS COISAS QUE POSTO NO MEU BLOG E ACABA SOBRANDO MUITA PREGUIÇA.
NOS ULTIMOS DIAS LI ALGUNS TEXTOS DE UMA PROFESSORA QUERIDA RELATANDO SUA EXPRERIÊNCIA COMO ESTUDANTE NA ITALIA. ME IDENTIFIQUEI MUITO E SENTI VONTADE DE ESCREVER ALGO PARECIDO, POIS AINDA NÃO O FIZ E DAQUI A ALGUNS MESES FARÁ UM ANO QUE RETORNEI. PRECISO REGISTRAR, A MEMÓRIA COM O TEMPO COMEÇA A FALHAR E SERÁ NECESSÁRIO DOCUMENTOS E FOTOGRAFIAS PARA RELEMBRAR O VIVIDO. COFESSO QUE SENTI SAUDADES. SAUDADE DAS EMOÇÕES, DO NOVO, DA EXPERIÊNCIA, SAUDADE DE SENTIR SAUDADE DE CASA E LEMBRAR QUE ALGUMAS VEZES O QUE EU MAIS DESEJEI FOI ESTAR AQUI OUTRA VEZ.
PASSOU TÃO RAPIDO, TUDO TÁ PASSADANDO TÃO RAPIDO, MINHA IDA PARA ESTUDAR EM OUTRO PAÍS FOI TÃO RÁPIDA, FOI TÃO REPENTINO PARA OS OUTROS, MAS,JÁ ERA ARQUITETADO POR MIM A ALGUNS ANOS.
COMO NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA, VI ISSO ESCRITO NO ORKUT DE UMA GAROTA E COPIEI PORQUE ME IDENTIFIQUEI MUITO. EXPRESSA O QUE SENTI AO "ANDARE A L'ESTERO".
Morar fora de casa:
Morar fora de casa não é apenas aprender uma nova lingua. Não é apenas caminhar por ruas diferentes ou conhecer pessoas e culturas diversificadas. Não é apenas o valor do dinheiro que muda. Não é apenas trabalhar em algo que você nunca faria no seu pais. Não é apenas conquistar um diploma ou fazer um curso diferente. Morar fora não é só fazer amigos novos e colecionar fotos diferentes. Não é apenas ter horarios malucos e ver sua rotina se transformar diariamente. Não é apenas aprender a se virar, lavar, passar, cozinhar. Não é apenas não ter que dar satisfações e ser dono do seu nariz. Não é apenas amar o novo, as mudanças e tambem sentir saudades de pessoas queridas e algumas coisas do seu pais. Não é apenas a distância. Não são apenas as novidades. Morar fora é se conhecer muito mais.É amadurecer e ver um mundo de possibilidades a sua frente.É ver que é possivel sim, fazer tudo aquilo que você sempre sonhou e que parecia tão surreal. É ver seus objetivos mudarem. É mudar de ideia. É colocar em pratica.É ter que mudar sua cabeça todos os dias.É deixar de lado as coisas pequenas. É saber tampar o seu ouvido. É se valorizar. É ver sua mente se abrir muito mais, em todos os momentos. É se ver aberto para a vida. É não ter medo de arriscar. É colocar toda a sua fé em prática. É ter fé. É aceitar desafios constantes. Morar em outros paises é se surpreender com você mesmo. É se descobrir e notar que na verdade, você não conhecia a fundo algo que sempre achou que conhecia muito bem: VOCÊ MESMO!
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
FÉRIAS, VERÃO, PRA ONDE IR?
HUMMM, PRA QUEM AINDA PRETENDE PEGAR A MOCHILA E SAIR POR AÍ NESSE VERÃO BEM QUENTE AÍ VAI UMA DICA. ITACARÉ: LITORAL SUL DA BAHIA. PRAIAS PARADISIACAS, TRILHAS NO POUCO QUE RESTA DA MATA ATLANTICA, RESTAURANTES DE QUALIDADE MISTURADO A UM ESTILO ALTERNATIVO....
É ISSO ITACARÉ TAMBÉM É MEU LUGAR, VALE A PENA COFERIR.
BEIJOS..........
Subscrever:
Mensagens (Atom)